Usina Hidrelétrica Barra Grande

A Usina Hidrelétrica Barra Grande está localizada no rio Pelotas, a cerca de 43 quilômetros da sua confluência com o rio Canoas, entre os municípios de Anita Garibaldi/SC e Pinhal da Serra/RS.

As coordenadas geográficas são: Latitude 27 º 46′ e Longitude 51º 13′ Oeste.

A Usina Hidrelétrica Barra Grande entrou em operação no dia 1º de novembro de 2005. Sua potência instalada é de 690 megawatts.

ESTRUTURAS

Barragem

É a estrutura que se destina à obstrução do rio Pelotas e à consequente formação do reservatório. Tem 185 metros de altura e 665 metros de extensão. 

Tomada d’água

É a estrutura destinada a captar a água do reservatório e direcioná-la para os Condutos Forçados, que são estruturas com a função de conduzir a água captada até a caixa espiral, a fim de girar o eixo das turbinas e gerar energia. 

Túneis de desvio

São as primeiras estruturas construídas. O objetivo é desviar as águas do rio Pelotas de seu leito natural, possibilitando a construção da barragem e as demais estruturas da Usina. São dois túneis de desvio, cada um com cerca de 900 metros de comprimento e 17 metros de altura. 

Casa de Força

É a estrutura que abriga as turbinas, geradores e demais equipamentos e sistemas do complexo de geração de energia. São três Unidades de Geração, cada uma com potência instalada de 230 MW. 

Vertedouro

É a estrutura que tem a função de controlar o nível da água do reservatório. Para isso, o Vertedouro conta com seis comportas, cada uma com 15 metros de largura e 20,98 metros de altura. Elas são abertas sempre que é necessário liberar o excesso de água do reservatório. A vazão máxima equivale a 100 vezes a vazão média do rio Pelotas. 

RESERVATÓRIO

O reservatório da Usina Hidrelétrica Barra Grande abrange uma área com 95 quilômetros quadrados, ocupando parcialmente terras de nove municípios: Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Capão Alto e Lages, em Santa Catarina; e Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria e Bom Jesus, no Rio Grande do Sul. 

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA (SGI)

A BAESA atua no segmento de geração de energia estabelece os seguintes princípios na implementação do Sistema de Gestão da UHE Barra Grande:

  • Atender as especificações do contrato de concessão, regulamentações do setor elétrico e demais requisitos e obrigações legais aplicáveis.
  • Atender ao programa de manutenção dos equipamentos relacionados a geração.
  • Proteger o meio ambiente e prevenir a poluição, através dos programas ambientais.
  • Prover ambientes saudáveis e condições seguras em todas as atividades, eliminando perigos e reduzindo riscos associados, visando à prevenção de doenças ocupacionais e acidentes, em especial para os trabalhos com eletricidade e em altura.
  • Capacitar e qualificar os colaboradores no desempenho de suas funções.
  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do seu entorno.
  • Promover a participação e consulta dos colaboradores em todos os níveis, para assuntos pertinentes ao sistema de gestão.
  • Buscar a melhoria contínua na gestão dos processos de qualidade, de meio ambiente, de saúde e de segurança ocupacional.

OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

As atividades de Operação e Manutenção da Usina Hidrelétrica Barra Grande são realizadas pela BAESA. As ações relacionadas ao Meio Ambiente é responsabilidade da CSC (Central de Serviços Compartilhados).

Para cumprir as tarefas de Operação e Manutenção, a BAESA conta com uma equipe técnica especializada, formada por engenheiros, técnicos em operação e manutenção. As atividades de Meio Ambiente são coordenadas pela equipe da CSC, juntamente com o trabalho de empresas terceirizadas.